segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Biografia de Adolf Hitler

Adolf Hitler foi um líder político alemão que nasceu a 20 de Abril de 1889, na cidade austríaca de Braunnau, filho de Alois Hitler e Klara Pölzl. Foi o responsável por um dos maiores genocídios da História, liderou a 2.ª Guerra Mundial entre 1939-1945 e também o extermínio de cerca de 6 milhões de judeus.

            Em 1908 mudou-se para Viena, onde o sonho de se tornar pintor foi vetado pois não conseguiu ingressar na Academia de Belas-Artes. Em 1913, muda-se para Munique, Alemanha, fugindo do alistamento no Exército de seu país. Com o início da 1.ª Guerra Mundial , em 1914, alista-se no Exército alemão como voluntário. Foi ferido em combate, por essa razão recebeu a condecoração da Cruz de Ferro.

           Em 1919, filiou-se no Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães e é apelidado de “nazi”. Hitler foi preso após uma tentativa de golpe de Estado em 1923. Seu principal objetivo era construir um novo Estado que fosse capaz de promover a economia Alemã, libertando-a do tratado de Versalhes.
 Assume o poder como chanceler em 1933 e aproveitou para banir os partidos políticos, prendeu os seus opositores, reintroduziu o serviço militar obrigatório e deu início à expansão militar. Invadiu a Polônia em 1939, provocando dessa forma a 2.ª Guerra Mundial. Mandou vários milhões de judeus para os campos de concentração e conquistou vários países da Europa.

Foi derrotado, em Abril de 1945, pelas tropas soviéticas, suicidou-se no seu bunker.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O surgimento do Nazismo


A partir do final da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha mergulhou em uma crise econômica agravada ainda mais pelas enormes indenizações impostas pelo Tratado de Versalhes e pela ocupação do vale do Ruhr por França e Bélgica. O marco alemão desaba e consegue se estabilizar somente em novembro de 1923, quando sua cotação atinge 4,6 bilhões de marcos para US$ 1. A hiperinflação tem efeito devastador sobre a economia, desorganizando a produção e o comércio. Em 1931, há 4 milhões de desempregados, quase 30 mil falências e a produção cai em todos os setores.


No plano político, a situação também era grave, pois vários golpes de direita e esquerda se sucederam todos fracassados.
          Com todas essas dificuldades, veio o fortalecimento do Partido Nazista que fez propostas que iria ajudar a Alemanha nos problemas e dividas e que iria se vingar dos países que fizeram o Tratado de Versalhes. E com isso o Partido Nazista foi para o parlamento em julho de 1932 e em 1933 o partido convidou Hitler para assumir o governo alemão e em menos de um mês os Nazistas incendiaram o prédio de Reichstag.
Já da para notar que o partido nazista surgiu em um momento em que a Alemanha passava por um enorme momento de crise e revolta então foi um partido que surgiu com uma “sede” de vingança.